terça-feira, outubro 17, 2006

VERDE DE INVEJA, AZUL DE AGONIA


O PESADELO DA BLUE

Ter dores menstruais (aqueles golos sofridos do Benfica, ui ui) custa. Custa e não custa pouco. Mas quando, deitada no sofá, uma moça inocente corre os canais televisivos Portugueses e se depara com uma cadela azul, ela pensará tudo e mais alguma coisa... excepto a terrível e cruel realidade.

Aquilo é um programa televisivo regular e para crianças.

WANTED

Cadela responsável por pesadelos nocturnos

Oferece-se um detector de pistas portátil.

Eu quis-me rir à gargalhada. De facto, se aquilo fosse uma representação do Diogo Quintela ainda mais bem servid@s estaríamos de programas humorísticos. Mas aquilo, estimad@s leitoras e leitores... é bem real.

Para além do formato programa se revestir de um atestado de estupidez fenomenal, "As pistas da Blue" é ainda uma ferramenta totalmente contraproducente na relação pais e filh@s. Convenhamos, qual é a mãe ou qual o pai que executa um sapateado curto, usa um pólo verde às riscas e canta de olhos arregalados agitando os braços: "Descobrimos as pistas, descobrimos as pistas..."? Não só traumatizaria a criança se os seus modelos de socialização primária agissem assim com ela, como desautorizaria totalmente a figura maternal ou paternal. E vamos pensar nas desgraças disto em conjunto.

1) Pai/Mãe que deixe a criança ver a Blue = Pai/Mãe que não irá deixar a criança ver Morangos porque contém cenas de sexo explícito.

2) Se não deixa ver Morangos, terá de proibir a criança.

3) Para proibir a criança, como o faria se tivesse imitado o Duarte no seu melhor programa?

Grave, muito grave este problema.

E outros se lhes juntam. Outro caso grave é o do pobre Duarte e pobres de nós que lhe pagaremos os cuidados de saúde primários quando o superego dele começar a fazer algum efeito sobre o seu inconsciente profundamente recalcado (estamos contigo Duarte!). É que o moço tem algum palminho de cara e, dizem outras, um outro palminho de rabiosque. Por acaso nunca reparei no rabiosque do Duarte, estou sempre a olhar para as pestanas sedutoras da Blue. Claro está que a moça não as tem, mas também não é suposto um apresentador de um programa infantil ter rabiosque virado para a TV, pois não? Mas também... que é um rabiosque maroto comparado com a má classificação d@s estudantes a Língua Portuguesa? Desde os 2 anos (idade mínima a que o programa se recomenda!) que a criança aprende a dizer "Blue". Epá, vamos lá ter o minímo de decência. Estrangeirismos aos dois anos? Mas a cadela não podia ser Azulada? Eu até admitia Azulinha. Vá, para ter um som mais giro, até podia ser Azul-tutu (assim já havia um motivo para se observar o rabiosque do Duarte na televisão, todas as atenções eram direccionadas para o tutu). Mas língua estrangeira não. Depois queixem-se daqueles e daquelas que andam para aí a dizerem chamar-se Sarah e John... Bah!

Como sou apologista de soluções pacíficas e aprecio muito o raro ou o diferente quando acabar a carreira como gerente de McDonalds (sim, eu tenho qualidade, porque como diz o outro, nem tod@s @s jornalistas serão editoras/es!), irei candidatar-me à presidência dos EUA porque entretanto naturalizei-me norte-americana e irei colocar a Blue como o meu Ás de Espadas a abater, ups, prender. Vai daí vai para o canil de Monsanto e alimentamo-la com moranguinhos e açúcar e ficará gorda e obesa. Será certamente perdoada pelas gerações vindouras por as ter poupado da cruel dieta de morangos e sacarose.

Entretanto, já se chegou à conclusão que o Duarte poderá pagar o seu tratamento sozinho. É que, convenhamos, ninguém faz aquilo de borla. Ninguém a fazer aquilo tem um clube de fans desinteresseiro. Mas quem é que salta para dentro de um relógio, fala com um sabonete, ajuda um balde e uma pá a fazerem um puzzle e anda atrás de uma cadela azul? Estupendas as coisas em que o dinheiro pode substituir a droga neste tipo de efeitos.

E dito isto, deixo o mote que muito agradará à outra-que-não-pode-ser-identificada.

Duarte, foleiro, o teu rabiosque é porreiro!

3 Conspirações propostas:

Blogger João Lima conspirou, dizendo...

Para ti e só por ser para ti eu dou-te isto:
Abram alas para o noddy NODDY
no se carro amarelo
POING POING POING!
O desenhos animados eram o tipo de coisa que me obrigavam a ficar horas preso e sem trela a televisao. Se mos derem hoje certamente papa-los-ei com a mesma avidez com que os papava na minha mocidade. Agora esta da blue nao conhecia e confesso que ainda nao estou muito por dentro do assunto apesar da curta incursao pelo magnifico blog de fans. Confesso que fiquei ligeiramente curioso porque pistas remete para misterio e blue lembra hematomas logo depreendo que seja um "zizinimado" do genero Happy Tree Friends muito dedicado a crianças a partir de 2 anos... Ai nao é? É pena pois esse sim sao desenhos animados interesantes. Tenho de ver a blue para poder ter uma opiniao concreta. Entretanto carissimos vede o cartoon network ou o canla panda que tem desenhos animados catitas pouco violentos e alguns deles didaticos. Se tiverem aconselho tambem a nickelodeon que é genial!

18/10/06 00:45  
Blogger Ana Sofia conspirou, dizendo...

Só tenho uma palavra a dizer...

...DORAEMON.

18/10/06 16:00  
Blogger Filipa conspirou, dizendo...

eu vejo "As pistas da Blue"!!!!!! até acho que aquilo pode ser muito didactico, nunca reparei no rabiosque do Duarte mas pronto... prometo que irei ter mais atençao da proxima vez, e postarei aqui com muito gosto a minha opiniao sobre o rabiosque do moço!

18/10/06 18:36  

Enviar um comentário

<< Home