sábado, outubro 14, 2006

Os Grandes Portugueses

Após ter visto aqueles fantásticos cartazes publicitários sobre a eleiçao d´"Os Grandes Portugueses", comparando o feito de Vasco da Gama com a madalha de Ouro conquistada por Rosa Mota nos Jogos Olimpicos...decicidi conhecer melhor o projecto e "Os Grandes Portugueses" nomeados. Entre ele destacam-se nomes como (por ordem alfabetica): Agustina Bessa Luis - uma das mais geniais escritoras portuguesas do seculo XX; Álvaro Siza Viera - o arquitecto português mais consagrado e conceituado internacionalmente; Amália Rodrigues: a voz de Portugal; Ana de Castro Osório: escritora/feminista, escreveu o primeiro manifesto feminista português; António Damásio: um dos cientistas portugueses de maior renome na comunidade cientifica internacional; António Guterres: ex-1º Ministro e actual Comissário para os Refugiados das Naçoes Unidas. Bom ia eu ainda na letra A, como se pode constatar e deparo-me com a inclusão do nome de António Oliveira Salazar descrito muito simpaticamente no site desta forma:

"Dirigiu, de forma ditatorial, os destinos do País durante quatro décadas. Foi ministro das Finanças, Presidente do Conselho de Ministros, fundador e chefe do partido da União Nacional. Afastou todos os que tentaram destituí-lo do cargo. Instituiu, de forma brutal, a censura e a polícia política. Criou dois movimentos paramilitares: a Legião e a Mocidade Portuguesas. Mas equilibrou as finanças públicas, criou as condições para o desenvolvimento económico, mesmo que controlado, e conseguiu que Portugal não fosse envolvido na Segunda Guerra Mundial. Separou os poderes do Estado e da Igreja. Figura controversa, marcou sem dúvida a história do País. "

Confesso que me custa a entender como é que se pode ter colocado na lista d´"Os Grandes Portugueses" o nome deste senhor, que governou durante 40 anos o nosso pais, instituindo uma ditadura com a qual só conseguimos acabar à pouco mais de 30 anos e cujas feridas ainda não estão saradas.
Não sei quem redigiu esta caracterização de Salazar, mas concordo com o primeiro parágrafo, agora aquela tentativa de justificar a nomeação com o facto das politicas implementadas por Salazar terem equilibrado as finanças públicas, é verdade que conseguiu mas à custa da maioria da população portuguesa que vivia na miséria, o que provocou uma onda de emigraçao portuguesa para paises como França ou Alemanha.
Outro dos feitos elogiados na descrição é a criaçao de condiçoes para o desenvolvimento economico? por favor sejamos realistas qual desenvolvimento? .
Depois vangloriam também o senhor pelo facto de Portugal se ter mantido neutral durante a 2ª Guerra Mundial. Neutral? tem a certeza? entao e o facto de comboios partirem de Sta. Apolonia com armas e urânio para as tropas de Hitler, ja para não falar de que aquela "boa alma" nos "livrou" da segunda guerra mundial, mas meteu-nos numa guerra colonial inútil e perfeitamnete evitável que dilacerou geraçoes de portugueses e que abriu feridas enormes que vao levar muito até serem esquecidas.
Apelindam-no por fim como uma figura controversa, sem dúvida que haverão pessoas em Portugal que tem alguma estima pelo senhor, e sao livres para isso (hoje em dia tem liberdade para isso, ainda bem!) mas penso que a maioria do povo português que viveu no tempo da ditadura não terá assim tão boa impressão de Salazar. É verdade que marcou sem dúvida a história deste pais, mas não pelas melhores razões, este senhor e aquilo que fez não são motivo de orgulho para os portugueses. E se o objectivo desta iniciativa é eleger os "Grandes Portugueses", aqueles que realmente se destacaram nas suas àreas de interesse, que levaram o nome de Portugal longe que fizeram alguma coisa de produtivo e assinalavel tanto a nivel interno como a nivel internacional, uma dessas pessoas não foi com certeza António de Oliveira Salazar.

4 Conspirações propostas:

Blogger João Lima conspirou, dizendo...

Não estrabuches. Com sorte quem ganha é o Boss AC. Tamem ja via a Floribela ou os Dzrt a ganahrem isto confesso...
Mas eu se votasse no Salazar era por causa da penca, aquilo sim é um nariz de se lhe tirar o chapeu sim senhor.
Ah tambem tou a pensar votar no Santo Antoninho... aquela careca mereçe o devido reconhecimento.

15/10/06 01:15  
Blogger Toffee conspirou, dizendo...

Esta eloquência
que a moça demonstra possuir
está bem marcada na ira
que começou por explodir.

Muito senhora
das suas posições
todos os dias melhora
as suas dissertações

Quanto ao Salazar
não me vou pronunciar
mas fica aqui certo
que para um destino correcto
Na Toastie é para VOTAR!

17/10/06 22:05  
Anonymous Anónimo conspirou, dizendo...

quanto ao salazar nao sei, mas espero q estejam incliudos nessa lista o Eusebio e o Figo! fizeram mto, mas mm mto pelo país! Portugal é conhcido além fronteiras graças a estes senhors e, para a geraçao vindoura (n sei s existirá esta palavra) ja enviáms o Cristiano Ronaldo lá pa fora!! nos ans 60 e 70 o Eusébio, dp o fracasso dos ans 80 com o Futre e o famoso caso "saltillo", mos ans 90 o Figo e agr será o miudo q as pitas adoram a fzr reconhcer o país além fronteiras!! estes sim, SAO HERÓIS!

18/10/06 00:03  
Blogger João Lima conspirou, dizendo...

perante isto só me ocorre uma expressão: OLARÉ

19/10/06 20:16  

Enviar um comentário

<< Home