quinta-feira, julho 13, 2006

A corrida ao chumbo (não ao metal)

Todos os anos é a mesma coisa, a semana em que são divulgados os resultados dos exames nacionais, é uma semana negra para o ensino português.
Este ano os visados não são apenas os alunos do 12º, mas também os do 9ºano.
Os resultados dos exames do 9º ano foram conhecidos ontem (dia 12), e os resultados não foram nada animadores: 46% dos alunos chumbaram à disciplina de português, o que significa que a percentagem de “negas” duplicou em relação a 2005; quanto à matemática 64% dos alunos chumbou, tendo a percentagem decrescido 0.4% relativamente ao ano anterior, facto do qual o Exmo. Sr. Sec. Estado da Educação se congratulou muito. Como é que um sec. estado se congratula com um decréscimo de 0.4% numa taxa que deveria ser ínfima e não de 64%??????????
Quanto aos exames do 12º ano, para começar a media das notas dos exames desceu na maioria das disciplinas. A matemática, que já tinha apresentado os piores valores em 2005, este ano, a percentagem de negativas subiu de 31% para 40%!!!! Mas este ano houve outras disciplinas que pioraram os seus resultados, e muito: a física e a química resgataram uma percentagem de negativas de 22% e 25% respectivamente, tendo registado ambas um aumento médio de 10% relativamente ao ano anterior.
Ora aqui está o panorama negro, bem negro do ensino em Portugal, que de ano para ano não tem melhoras nenhumas. Começando pelos programas que de ano para ano mudam, julgando-se que com essa medida se vai melhorar alguma coisa; a falta de motivação dos alunos, muito por culpa dos professores que não sabem estimular e muitas das vezes, sem nenhuma pedagogia ainda afastam mais os alunos da escola. Na minha opinião, os licenciados que se candidatam a serem professores deveriam antes ser avaliados quanto à sua capacidade pedagógica para dar aulas. Por muito que “dar aulas” esteja banalizado em Portugal, ter a capacidade de dar a um aluno as ferramentas para o seu futuro no mercado de trabalho não está ao alcance de todos; é necessário saber lidar com os alunos, ter pedagogia e vocação, coisas que muitos dos professores que hoje em dia enchem as escolas não tem. É certo que também não é fácil aturar os filhos dos outros, que muitas vezes não são bem-educados, portam-se mal, mas educar é um papel da escola, da qual os professores fazem parte, e nos últimos anos temos visto frequentemente as escolas e os professores a demitirem-se do seu papel de educandos. É certo que hoje em dia muitos pais se demitem desse papel, é tendem a por toda a educação dos filhos nas mãos das escolas e dos professores, o que não pode ser de maneira nenhuma permitido. Acho sinceramente que o governo, as escolas, e os professores em conjunto com a sociedade deveriam seriamente fazer uma seria reflexão acerca do papel da escola e dos pais nos dias que correm.

3 Conspirações propostas:

Blogger João Lima conspirou, dizendo...

Isto foi dureza a mais. É obvio que estes malfadados estudantes nao puderam estudar, com o mundial a decorrer é algo impossivel. Se o nosso governo agisse de boa-fé teria mudado a data dos exames. Malvados é o que eles são, são vis buhhhhh buhhhhhh!!! Quer dizer eles podem suspender os trabalhos deles pa verem um jogo e estes que vão ser o nosso futuro aparecem nas sondagens como asnos porque o governo não lhes deu a benesse. Caramba estou revoltado. Eu se estivesse entre a malta que fez os exames do 12º ano e ate do 9º fazia uma marcha com cartazes ordinarios até à assembleia. Ainda te admiras do secretario geral se ter rejubilado pela percentagem de negativas a matematica ter descido? Eu não é tudo marketing. Fazem de nós burros e depois dão-nos o torraozinho de açucar. Só consigo dizer algo que exprime o meu sentimento neste momento "Belhac"!

14/7/06 00:02  
Blogger Toffee conspirou, dizendo...

O Nuts está com uma posição que deve ser made in East (ai ai essa t-shirt!).

Não nos esqueçamos que a geração de 88, candidata ao Ensino Superior, teve graves problemas de infância que não foram resolvidos, nomeadamente o facto de terem que assistir aos concursos televisivos da Serenella Andrade na RTP1. Tudo isto provocou-lhes uma diminuição das suas já parcas capacidades mentais (nasce-se Português/Portuguesa, nasce-se burr@).

Por isso a Serenella Andrade deveria ser chamada ao banco dos réus, ou melhor, das rés que a senhora é mesmo senhora, e prestar contas aos milhares de pais que por esse país vão financiar a carta de condução aos meninos e às meninas para não terem de voltar para a Secundária de autocarro.

14/7/06 14:51  
Anonymous Anónimo conspirou, dizendo...

os alunos d hj n sao como os d antigament!! Os professores d hj n sao como os d antigament!!!
ACABEM COM O ENSINO!!! Vao estudar pa Espanha!!

14/7/06 22:33  

Enviar um comentário

<< Home