A corrida ao chumbo (não ao metal)
Todos os anos é a mesma coisa, a semana em que são divulgados os resultados dos exames nacionais, é uma semana negra para o ensino português.
Este ano os visados não são apenas os alunos do 12º, mas também os do 9ºano.
Os resultados dos exames do 9º ano foram conhecidos ontem (dia 12), e os resultados não foram nada animadores: 46% dos alunos chumbaram à disciplina de português, o que significa que a percentagem de “negas” duplicou em relação a 2005; quanto à matemática 64% dos alunos chumbou, tendo a percentagem decrescido 0.4% relativamente ao ano anterior, facto do qual o Exmo. Sr. Sec. Estado da Educação se congratulou muito. Como é que um sec. estado se congratula com um decréscimo de 0.4% numa taxa que deveria ser ínfima e não de 64%??????????
Quanto aos exames do 12º ano, para começar a media das notas dos exames desceu na maioria das disciplinas. A matemática, que já tinha apresentado os piores valores em 2005, este ano, a percentagem de negativas subiu de 31% para 40%!!!! Mas este ano houve outras disciplinas que pioraram os seus resultados, e muito: a física e a química resgataram uma percentagem de negativas de 22% e 25% respectivamente, tendo registado ambas um aumento médio de 10% relativamente ao ano anterior.
Ora aqui está o panorama negro, bem negro do ensino em Portugal, que de ano para ano não tem melhoras nenhumas. Começando pelos programas que de ano para ano mudam, julgando-se que com essa medida se vai melhorar alguma coisa; a falta de motivação dos alunos, muito por culpa dos professores que não sabem estimular e muitas das vezes, sem nenhuma pedagogia ainda afastam mais os alunos da escola. Na minha opinião, os licenciados que se candidatam a serem professores deveriam antes ser avaliados quanto à sua capacidade pedagógica para dar aulas. Por muito que “dar aulas” esteja banalizado em Portugal, ter a capacidade de dar a um aluno as ferramentas para o seu futuro no mercado de trabalho não está ao alcance de todos; é necessário saber lidar com os alunos, ter pedagogia e vocação, coisas que muitos dos professores que hoje em dia enchem as escolas não tem. É certo que também não é fácil aturar os filhos dos outros, que muitas vezes não são bem-educados, portam-se mal, mas educar é um papel da escola, da qual os professores fazem parte, e nos últimos anos temos visto frequentemente as escolas e os professores a demitirem-se do seu papel de educandos. É certo que hoje em dia muitos pais se demitem desse papel, é tendem a por toda a educação dos filhos nas mãos das escolas e dos professores, o que não pode ser de maneira nenhuma permitido. Acho sinceramente que o governo, as escolas, e os professores em conjunto com a sociedade deveriam seriamente fazer uma seria reflexão acerca do papel da escola e dos pais nos dias que correm.
Este ano os visados não são apenas os alunos do 12º, mas também os do 9ºano.
Os resultados dos exames do 9º ano foram conhecidos ontem (dia 12), e os resultados não foram nada animadores: 46% dos alunos chumbaram à disciplina de português, o que significa que a percentagem de “negas” duplicou em relação a 2005; quanto à matemática 64% dos alunos chumbou, tendo a percentagem decrescido 0.4% relativamente ao ano anterior, facto do qual o Exmo. Sr. Sec. Estado da Educação se congratulou muito. Como é que um sec. estado se congratula com um decréscimo de 0.4% numa taxa que deveria ser ínfima e não de 64%??????????
Quanto aos exames do 12º ano, para começar a media das notas dos exames desceu na maioria das disciplinas. A matemática, que já tinha apresentado os piores valores em 2005, este ano, a percentagem de negativas subiu de 31% para 40%!!!! Mas este ano houve outras disciplinas que pioraram os seus resultados, e muito: a física e a química resgataram uma percentagem de negativas de 22% e 25% respectivamente, tendo registado ambas um aumento médio de 10% relativamente ao ano anterior.
Ora aqui está o panorama negro, bem negro do ensino em Portugal, que de ano para ano não tem melhoras nenhumas. Começando pelos programas que de ano para ano mudam, julgando-se que com essa medida se vai melhorar alguma coisa; a falta de motivação dos alunos, muito por culpa dos professores que não sabem estimular e muitas das vezes, sem nenhuma pedagogia ainda afastam mais os alunos da escola. Na minha opinião, os licenciados que se candidatam a serem professores deveriam antes ser avaliados quanto à sua capacidade pedagógica para dar aulas. Por muito que “dar aulas” esteja banalizado em Portugal, ter a capacidade de dar a um aluno as ferramentas para o seu futuro no mercado de trabalho não está ao alcance de todos; é necessário saber lidar com os alunos, ter pedagogia e vocação, coisas que muitos dos professores que hoje em dia enchem as escolas não tem. É certo que também não é fácil aturar os filhos dos outros, que muitas vezes não são bem-educados, portam-se mal, mas educar é um papel da escola, da qual os professores fazem parte, e nos últimos anos temos visto frequentemente as escolas e os professores a demitirem-se do seu papel de educandos. É certo que hoje em dia muitos pais se demitem desse papel, é tendem a por toda a educação dos filhos nas mãos das escolas e dos professores, o que não pode ser de maneira nenhuma permitido. Acho sinceramente que o governo, as escolas, e os professores em conjunto com a sociedade deveriam seriamente fazer uma seria reflexão acerca do papel da escola e dos pais nos dias que correm.
3 Conspirações propostas:
Isto foi dureza a mais. É obvio que estes malfadados estudantes nao puderam estudar, com o mundial a decorrer é algo impossivel. Se o nosso governo agisse de boa-fé teria mudado a data dos exames. Malvados é o que eles são, são vis buhhhhh buhhhhhh!!! Quer dizer eles podem suspender os trabalhos deles pa verem um jogo e estes que vão ser o nosso futuro aparecem nas sondagens como asnos porque o governo não lhes deu a benesse. Caramba estou revoltado. Eu se estivesse entre a malta que fez os exames do 12º ano e ate do 9º fazia uma marcha com cartazes ordinarios até à assembleia. Ainda te admiras do secretario geral se ter rejubilado pela percentagem de negativas a matematica ter descido? Eu não é tudo marketing. Fazem de nós burros e depois dão-nos o torraozinho de açucar. Só consigo dizer algo que exprime o meu sentimento neste momento "Belhac"!
O Nuts está com uma posição que deve ser made in East (ai ai essa t-shirt!).
Não nos esqueçamos que a geração de 88, candidata ao Ensino Superior, teve graves problemas de infância que não foram resolvidos, nomeadamente o facto de terem que assistir aos concursos televisivos da Serenella Andrade na RTP1. Tudo isto provocou-lhes uma diminuição das suas já parcas capacidades mentais (nasce-se Português/Portuguesa, nasce-se burr@).
Por isso a Serenella Andrade deveria ser chamada ao banco dos réus, ou melhor, das rés que a senhora é mesmo senhora, e prestar contas aos milhares de pais que por esse país vão financiar a carta de condução aos meninos e às meninas para não terem de voltar para a Secundária de autocarro.
os alunos d hj n sao como os d antigament!! Os professores d hj n sao como os d antigament!!!
ACABEM COM O ENSINO!!! Vao estudar pa Espanha!!
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