segunda-feira, fevereiro 05, 2007

O Enfaixamento de Viaturas

Antes de qualquer tentativa de explicação do sucedido, é de extrema importância salientar que este texto foi escrito no banco de trás de uma viatura cuja frente se fundiu com a frente de outra.
Ia eu, mais a minha “famelga”, a caminho dessa grande terra de seu nome Coina, quando de repente e, em plena estrada de Fernão Ferro (outra bela localidade), uma sujeita se atravessa à frente do nosso carro gerando assim a famigerada colisão. Ainda ecoam nos meus ouvidos as palavras proferidas pela condutora, minha mãe: “Filha da P***!”.
Não houve feridos, foi só chapa. Do mal, o menos.
Bem, a coisa deu-se por volta das 13:05, a policia foi chamada assim que as culpas começaram a ser atiradas de uns para os outros, o que ocorreu por volta das 13:07… vá 13:08 no máximo. Entretanto e pelo sim pelo não, as partes preencheram a declaração amigável (parte referente aos dados apenas) envergando uns bonitos e bem desenhados coletes retro reflectores. Foi uma tarefa árdua o preenchimento mas em 50 minutos estava quase acabada.
Como já disse, a policia foi chamada mas o tempo que demoraram (sensivelmente 50 minutos) a chegar deu para conviver. É certo que não foi um convívio caloroso mas também não estava frio. Fazia-se a conversa de circunstância, sempre tendo como cenário de fundo os dois carros encaixados um no outro. Foi também muito gratificante este compasso de espera porque deu para ver a prestabilidade dos transeuntes e outros condutores. Lembro-me de um condutor que teve a amabilidade de parar o seu veículo motorizado de quatro rodas, saiu, grunhiu algo que julgo que nem no meu leito de morte irei descobrir, voltou a entrar no carro e zarpou, para nunca mais ninguém o ver. Tenho para mim que a resolução deste caso não teria sido a mesma sem a sua intervenção e por isso lhe estou eternamente grato.
São 13:58, chega a polícia com pompa e circunstância. Ela apitava, ela fazia sinais de luzes, trazia até as azuis do tejadilho ligadas vejam bem! E era ver os carrinhos todos a darem passagem, qual comitiva presidencial a invadir a via de Fernão Ferro. A magnífica chegada do aparato policial foi um espectáculo cuja descrição por palavras ou gestos é impossível. Só vendo é que se consegue sentir toda a panóplia de emoções que ele proporciona. Eu vou mandar uma cartinha à menina Sílvia Alberto para apanhar estes sujeito porque: “Aqui há talento!”.
Depois de aplaudidos de pé, deitam as mãos ao trabalho, gerando o dialogo: “Então feridos não há certo?” perguntam eles, e quando constatam que a resposta é negativa riem-se e dizem: “Oh… Então não há chatice nenhuma!”. Bem as autoridades têm sempre razão, mas a meu ver até houve alguma chatice já que os dois carros estavam “colados”, e a baralhar o trânsito porque fizeram filas de 2 km para cada lado. Alguma chatice deve ter havido.
Vendo que e dialogo não estava ao nível da sua chegada triunfal, decidiram mesmo atacar o trabalhito, e começaram a tirar medidas. “Oh Zacarias, diz o que queres que eu meça.”, diz um deles, ao que o Zacarias (nome fictício) responde: “Pá, vê lá a distancia entre as viaturas e depois vamos achar aí um poste p’ra medir”. E bem dito, bem feito, acharam um poste e “zuca” mediram logo.
Tomaram conta da ocorrência e a minha progenitora foi considerada inocente, porque realmente o era. Posto isto, preencheu-se o que restava da declaração amigável, dando o papel de vilã demoníaca à outra sujeita que agora vai ter de dar uma dianteira nova a minha mãe com faróis e tudo…
Em jeito de conclusão quero agradecer do fundo do coração aos diversos mirones que são de facto um excelente exemplo da sua raça, um excelente grupo e uma esplêndida audiência. A eles o nosso muito, muito obrigado por nos observarem e expressarem os seus sentimentos que iam desde um simples olhar perscrutador, até um vigoroso agitar de braços com o som de fundo de buzinas a serem violentamente espancadas.
So vos digo isto, foi uma hora e meia repleta de emoções e sentimentos poderosos, mas se puderem evitem-nos…

6 Conspirações propostas:

Blogger Choc Choc Chip conspirou, dizendo...

Realmente...há mesmo coisas do "arco da velha", visto isto ser um reflexo da grande sociedade em que cohabitamos uns com os outros. Através deste pequeno constatar de situações conseguimos perceber o quão organizados e prontificados são os nossos recursos policiais... Agora pensem comigo...Realmente foi só chapa, mas numa situação como esta em que as nossas belas autoridades demoram cerca de 1 hora a chegar, imaginem o sucedido dar-se em lugares reconditos com qualquer espécie humana em perigo...Não pensem, era certamente mais! Mais um belo texto postado por um conspirador atento!

5/2/07 00:20  
Blogger Filipa conspirou, dizendo...

eu a pensar que o truca-truca na sociobiologia era giro, comparado com hora e meia de prazer em fernao ferro nao e nada!

5/2/07 00:20  
Blogger Choc Choc Chip conspirou, dizendo...

Ah...Já agora fica aqui mais um testemunho real...Quando no dia 21 ou 22 de Dezembro ao tentar circular pelo Eixo Norte/Sul para passar a bela da ponte 25 de Abril me deparo com uma fila gigantesca de veiculos que se encontravam estáticos e que me proporcionaram 3 horas de uma cultura musical intensa, visto ser a única alternativa plausível na altura. Mais tarde constatei que tudo se devia a uma tentativa de suícidio... Mais uma vez deprimente! Eu não chamo a isto suicídio, mas sim uma grande falta de atenção (com algumas palavras por mim profanadas pelo meio, que devido ao seu conteudo revoltante, não as posso referir...)

5/2/07 00:29  
Anonymous Anónimo conspirou, dizendo...

Qd ha feridos eles tao á espra d chgar lá e já os ver mortos!!! loool! Eu, Ccino declaro aqui q qd tiver o meu 1º enfaixamento tb hei-d vir publicar neste blog!! Qm sabe s n será o meu primeiro post?? loolol
"A minha 1ª vez"!

5/2/07 00:33  
Blogger Silvia conspirou, dizendo...

Imagino a tua cara de enfado, nuts :p

6/2/07 11:42  
Anonymous Anónimo conspirou, dizendo...

Em primeiro lugar, deixe-me desde já felicita-lo pelo seu fascinate vocabulario, e pela maneira clara e objectiva de como escreve, e da a conhecer ao mundo os acontecimentos que vao surgindo na sua vida. Em segundo lugar, permita-me que constate um facto irrefutavel que é o seguinte: a Margem Sul é sempre um lugar propicio a acontecimentos brilhantes, inesqueciveis e tudo e tudo e tudo....enfim.
É de salientar, o facto de ser necessario viver situaçoes como esta para nos apercebemos do mundo que nos rodeia, onde agentes da autoridade, que tem como dever a protecçao dos cidadaos, demonstram um extremo profissionalismo quando sao chamados para o cumprimento do dever. Outro dos factos é, como diz e muito bem a "prestabilidade dos transeuntes e outros condutores", que nao demonstram de todo, um egoismo exacerbado e uma falta de civismo que nao ha memoria.
Enfim, triste, mundo este em que vivemos... Mas que melhora imenso quando descrito da forma, como fazem todos os que fazem parte desta operaçao.

"sempre presente!!"

11/2/07 23:16  

Enviar um comentário

<< Home